8 questões sobre gordura visceral importantes para a sua saúde
1 - O que é gordura?
Gordura é um tipo de tecido que nós temos no corpo, chamado de tecido adiposo, que pode estar presente em diversas partes do nosso corpo.
2 - Como surge?
Na região abdominal, temos gordura especialmente de duas formas: a primeira é a gordura subcutânea, que se encontra entre a pele e o músculo; a segunda, é a gordura visceral que fica logo atrás do músculos do abdômen e reveste nossos órgãos internos, como fígado, intestino, rins, coração, pâncreas e estômago. Essa gordura tem como principal função proteger esses órgãos.
3 - Quais são os riscos?
Tanto a gordura subcutânea como a gordura visceral em excesso são fatores de risco para a saúde. Contudo, o excesso de gordura visceral é ainda mais maléfico do que a gordura subcutânea.
4 - A medida que se acumula esse tipo de gordura em nosso organismo, começa a ocorrer alterações metabólicas e hormonais importantes, levando a uma inflamação crônica que permite o surgimento de hipertensão, obesidade, dislipidemia, aterosclerose, diabetes, entre outras doenças.
5 - Como age em homens, mulheres, crianças e adolescentes?
Homens tendem a acumular mais gordura visceral do que as mulheres. Isso ocorre devido ao conjunto de fatores metabólicos e hormonais presente em cada sexo.
Vale ressaltar também o aumento expressivo do nível de gordura visceral - cada vez mais cedo - em crianças e adolescentes.
6 - Como minha gordura visceral aumenta?
Pacientes que não possuem hábitos de vida saudáveis e que têm sua alimentação baseada em produtos industrializados, processados e ricos em açúcar - juntamente com o sedentarismo - aumentam muito o nível de gordura visceral no organismo.
7 - Como sei se o meu nível de gordura visceral está alto?
Uma forma de sabermos se nossa gordura visceral está aumentada ou não é medindo nossa circunferência abdominal. Valores acima de 88 cm para mulheres e 102 cm para homens já mostram um aumento expressivo no nível de gordura visceral.
Tais parâmetros, juntamente com outros critérios, levam ao que chamamos de síndrome metabólica, que é um conjunto de alterações que elevam o nosso risco cardiovascular.
8 - Como eu diminuo minha gordura visceral?
Tendo como aliados principais a boa alimentação e a atividade física, é importante adquirir hábitos de vida saudáveis, que promovam a diminuição da sua gordura visceral.
Por exemplo, a medida em que ingerimos alimentos de qualidade e praticamos atividade física, nosso corpo usa essa gordura como fonte de energia gerando sua redução e consequentemente o emagrecimento.
Por isso, é importante contar com um profissional de saúde que seja capacitado para promover o tratamento adequado, visando melhorar a sua qualidade de vida.
Dr. Lazaro da Silva Lourenço
CRM:171804-SP